ALTAMIRA 2042


Uma idealização de Gabriela Carneiro da Cunha
Espetáculo teatral | BRASIL | 2020 | APROX. 90 min






SINOPSE| SINOPSIS

PT
Altamira 2042 é uma instauração performativa criada a partir do testemunho do rio Xingu sobre a barragem de Belo Monte. Aqui todos falam através de um mesmo dispositivo techno-xamânico: caixas de som e pen drives. Cada caixa de som porta uma voz, humana e não-humana, escutada nas margens do rio Xingu. Uma polifonia de seres, línguas, sonoridades e perspectivas tomam o espaço para abrir a escuta do público para vozes que tantos tentam silenciar.

É a partir desses sons, cantos e também imagens que a performer Gabriela Carneiro da Cunha articula, junto com o público, os diferentes momentos do trabalho: a abertura Rio y Rua, seguida por Dona Herondina, Seu Quebra Barragem e Aliendígena, onde a performer veste e apresenta as diferentes perspectivas desses três seres maquínicos-espirituais que protegem as águas e as matas e que tomam a palavra para mitologizar a História.

Assim a Barragem de Belo Monte vai deixando de ser simplesmente uma obra para se tornar o mito do inimigo.




ENG
Altamira 2042 is a performative installation created from the testimony of the Xingu River about the Belo Monte dam. A polyphony of  beings, languages, sounds and noises take over the space to  open up the audience’s attention to voices that so many try to  silence.

Led Speakers and Flash drives become techno-shamanic devices carring and amplifying both human and  non-human voices, heard on the Xingu banks: riverside  people, the Araweté indigenous people, the Juruna indigenous people, the city’s attorney, Altamira’s journalists, ambientalists, rappers, artists, city sounds, and also the Forest, the animals, the rain and the Xingu River itself.

The performer Gabriela Carneiro da Cunha orchestrates, together with the audience, the different movements of the work: starting with River y Road, followed by Ms Herondina, Mr Dam Breaker and Aliendigenous. The performer incorporates and presents the perspectives of these  three machinic-spiritual beings who take the stage in order to mythologize History. Thus, the Belo Monte Dam is no longer simply a construction, but the myth of the enemy.]





FICHA TÉCNICA | CREDITS


DIREÇÃO E CRIAÇÃO | DIRECTION AND CREATION
Gabriela Carneiro da Cunha e Rio Xingu

ORIENTAÇÃO DE DIREÇÃO | DIRECTION ORIENTATION
Cibele Forjaz

DIRETOR ASSISTENTE | ASSISTANT DIRECTOR
João Marcelo Iglesias

ASSISTENTE DE DIREÇÃO | ASSISTANT OF DIRECTION
Clara Mor e Jimmy Wong

ORIENTAÇÃO DA PESQUISA E INTERLOCUÇÃO ARTÍSTICA | RESEARCH ORIENTATION AND ARTISTIC INTERLOCUTION 
Dinah de Oliveira e Sonia Sobral

“TRAMATURGIA” 
Raimunda Gomes Da Silva, João Pereira da Silva, Povos Indígenas Araweté E Juruna, Bel Juruna, Eliane Brum, Antonia Mello, Mc Rodrigo – Poeta Marginal, Mc Fernando, Thaís Santi, Thaís Mantovanelli, Marcelo Salazar E Lariza

TECNOLOGIA / PROGRAMAÇÃO / AUTOMAÇÃO | TECHNOLOGY / PROGRAMMING / AUTOMATION
Bruno Carneiro e Computadores Fazem Arte.

CRIAÇÃO MULTIMÍDIA | MULTIMIDIA CREATION
Bruno Carneiro e Rafael Frazão.

IMAGENS | IMAGES
Eryk Rocha, Gabriela Carneiro da Cunha, João Marcelo Iglesias, Clara Mor e Cibele Forjaz

MONTAGEM DE VÍDEO | VIDEO EDITING
João Marcelo Iglesias, Rafael Frazão e Gabriela Carneiro da Cunha

MONTAGEM TEXTUAL | TEXT EDITING
Gabriela Carneiro da Cunha e João Marcelo Iglesias
DESENHO SONORO | SOUND DESIGN
Felipe Storino e Bruno Carneiro


FIGURINOS | COSTUME DESING
Carla Ferraz

ILUMINAÇÃO | LIGHT DESIGN
Cibele Forjaz

CONCEPÇÃO INSTALATIVA | INSTALATION CONCEPTION
Carla Ferraz e Gabriela Carneiro da Cunha

REALIZAÇÃO INSTALATIVA | INSTALATION
Carla Ferraz, Cabeção e Ciro Schou

DESIGN GRÁFICO | GRAPHIC DESIGN
Rodrigo Barja

TRABALHO CORPORAL | CORPORAL WORK
Paulo Mantuano e Mafalda Pequenino

PESQUISADORES
Gabriela Carneiro da Cunha, João Marcelo Iglesias, Cibele Forjaz, Clara Mor, Dinah De Oliveira, Eliane Brum, Sonia Sobral, Mafalda Pequenino e Eryk Rocha

DIRETORA DE PRODUÇÃO
Gabriela Gonçalves

COPRODUÇÃO | COPRODUCTION
Mitsp – Festival Internacional de Teatro de São Paulo e Festival FarOFFa

PRODUÇÃO | PRODUCTION
Corpo Rastreado e Aruac Filmes

DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL | INTERNATIONAL DISTRIBUTION
Judith Martin / Ligne Direct

COPRODUÇÃO| COPRODUCTION
Cultura em Expansão/CMP